quarta-feira, 6 de março de 2013

Idosos que jogam videogames relatam melhor bem-estar emocional



EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Enfermagem e a Saúde do Idoso. Acesse e Confira!

Resultados sugerem que o jogo pode servir como uma atividade positiva associada ao envelhecimento bem sucedido.
Adultos mais velhos que jogam videogames relatam níveis mais elevados de bem-estar emocional. É o que revela estudo de pesquisadores da North Carolina State University, nos EUA.
O objetivo deste estudo foi examinar as diferenças no funcionamento psicológico, por exemplo, bem-estar, afeto, depressão e funcionamento social, entre adultos mais velhos que jogavam jogos digitais em comparação com aqueles idosos que não jogam videogame.
A equipe selecionou 140 pessoas com idades entre 63 anos e mais velhas e perguntou a eles quantas vezes jogavam videogame, se jogavam.
Os participantes foram divididos em três grupos (jogadores regulares, jogadores ocasionais e não jogadores). Cerca de 61% dos participantes do estudo era jogador regular ou ocasional.
Os participantes do estudo, em seguida, passaram por testes para avaliar o seu bem-estar emocional e social.
Diferenças entre os grupos foram encontradas no nível de bem-estar, afeto negativo, funcionamento social e depressão.
O estudo descobriu que os participantes que jogaram videogame, incluindo aqueles que só jogavam ocasionalmente, relataram níveis mais elevados de bem-estar. Aqueles que não jogavam relataram mais emoções negativas e uma tendência em direção a níveis mais elevados de sintomas depressivos.
Os resultados sugerem que o jogo pode servir como uma atividade positiva associada ao envelhecimento bem sucedido.
"A pesquisa sugere que há uma ligação entre os jogos de videogame e a melhoria do bem-estar e do funcionamento emocional de pessoas idosas. Estamos planejando estudos para determinar se os jogos digitais realmente melhora a saúde mental de adultos mais velhos", afirma Jason Allaire, principal autor de um artigo descrevendo o estudo.
Fonte: R7-Saúde


0 comentários:

Postar um comentário