quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hospital do Promorar promove conscientização sobre o aleitamento materno


O EAD - Enfermagem a Distância ( www.enfermagemadistancia.com.br ) apoia o aleitamento materno. Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê, fortalecendo ainda mais o vínculo mão e filho.


Os profissionais de saúde da Maternidade do Hospital do Promorar participam, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro de seminário sobre Aleitamento Materno. O evento acontece no próprio Hospital, a partir das 8h.

O evento faz parte do Projeto Hospital Amigo da Criança, que visa desenvolver junto a técnicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos do hospital a sensibilização quanto à importância do aleitamento materno e, principalmente, disseminar informações acerca do tema junto às mulheres grávidas e em período puerperal.

Mary Carla, diretora do Hospital do Promorar, afirma que iniciativas como esta são desenvolvidas para despertar uma conscientização por parte dos profissionais, atuando diretamente com o destinatário final dessas informações.

"Esse é um trabalho educativo e de consciência, pois uma vez que os profissionais são gabaritados para informar as mulheres sobre a importância de amamentar, elas vão desenvolver a consciência de que o leite materno é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o bebê", destaca Mary Carla.

Fonte: Hospital Amigo da Criança





terça-feira, 29 de novembro de 2011

Belém abraça ato contra violência


Belém, em razão do alto índice de casos de violência contra a mulher, foi uma das cinco capitais brasileiras escolhidas para sediar o projeto “Quem ama abraça”, que celebra os 30 anos do Dia Internacional do Combate à Violência contra as Mulheres, comemorado no dia 25 de novembro. O evento ocorre pela primeira vez no Brasil, na capital paraense e no Rio de Janeiro, Vitória, Natal e Curitiba.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a campanha visa distribuir materiais informativos e divulgar canais de denúncias para quem é vítima das agressões. A atividade ressalta a importância das denúncias e das ações preventivas, é promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redh), em parceria com o Instituto Magna Mater, e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (Spm/PR). No Pará, o projeto é apoiado e organizado pela Sejudh.

Para representar a campanha, três bonecas em madeira foram distribuídas, na última sexta-feira, em três pontos de grande circulação de Belém. Uma no Ver-o-Peso, a segunda no Pórtico Metrópole, e a terceira na Praça do Operário. Com 2 metros de altura e pesando 25 kg cada, as peças foram reunidas na tarde de ontem, em frente ao Solar da Beira, onde a Sejudh deu início a campanha.

De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a outubro deste ano, a Delegacia da Mulher realizou 5.508 atendimentos em Belém. Entretanto, as assistências ou atendimentos não se limitam às delegacias especiais.

Com serviços de psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e assistência social, os centros “Maria do Pará” ajudam a mulher a sair da situação de violência e aumentar a autoestima. São 11 Centros de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência. Além disso, o Pará conta com 12 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher; 4 Casas-abrigo; e duas Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar. Para entrar em contato com a Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher (Cpdm), os telefones são (91) 4009–2725 ou (91) 4009–2718.

O EAD - Enfermagem a Distância (www.enfermagemadistancia.com.br) apoia a Luta contra a Violência às Mulheres.

Fonte: Diário do Pará






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cascavel: Sistematização da Assistência de Enfermagem é tema de Seminário


Experiências que deram certo no Paraná em Unidade Básica de Saúde e no âmbito hospitalar foram novidades que marcaram o 11º Seminário Interinstitucional de Enfermagem de Cascavel, promovido pela Universidade Paranaense – Unipar. O evento objetivou a atualização de conhecimento por meio de discussões relacionadas à temática central: ‘Tecnologia e humanização com ênfase na SAE’.

Para abrir as palestras foi convidada a vice-presidente da ABEn/PR (Associação Brasileira de Enfermagem) Ezia Corradi, que falou sobre ‘Aspectos legais da SAE e suas implicações na prática’. Entraram em pauta questões ligadas à responsabilidade ético-legal na implantação da SAE nas instituições de saúde, à lei do exercício privativo do enfermeiro e à junta legal ao Conselho e ao Código de Ética – resolução 358/2009. A palestrante alertou sobre os riscos da não implantação da SAE e ações por imprudência, imperícia e negligência.

Também participou do Seminário a secretária da ABEn Nacional, Simone Peruzzo, que falou da SAE informatizada na área de saúde coletiva, experiência de Curitiba . “O paciente é avaliado pelo enfermeiro, que realiza a consulta de enfermagem por meio de anamnese e exame físico, seguida do diagnóstico de enfermagem e prescrição específica”, esclarece.

‘SAE na área Hospitalar’ foi outro tema que interessou os participantes. A professora doutora da Unioeste, Fabiana Azevedo Matos, introduziu o assunto questionando conceitos. “A SAE é nosso instrumento de trabalho, é um método científico e sistemático que direciona a prática de Enfermagem”, disse.

Em seu discurso, a palestrante elogiou o evento, enfatizando que é uma oportunidade ímpar, que deve ser aproveitada ao máximo: “A sala de aula não dá conta de um aprofundamento e o assunto é de extrema relevância para o desenvolvimento da profissão”.

Para encerrar o evento foi realizada mesa-redonda intitulada ‘A construção e preparo dos profissionais para aplicação da SAE em hospital privado e público’. Profissionais que atuam na área compartilharam ideias.

O EAD - Enfermagem a Distância ( www.enfermagemadistancia.com.br ), tirou essa matéria da seguinte Fonte: http://www.unipar.br/noticias/2011/11/28/cascavel-sistematizacao-da-assistencia-de-enfermagem-e-tema-de-seminario/
  

sábado, 26 de novembro de 2011

Editora Atualiza promove lançamento de livro


A Atualiza Editora promove o lançamento do livro "Como Cuidar de Pessoas com Feridas: Desafios para a Prática Multiprofissional", na quarta-feira (30/11/2011), a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, em Salvador. A obra é de autoria de Evanilda Souza de Santana Carvalho, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Natural de Santo Estévão (BA), Evanilda Carvalho é graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs - 1990), onde leciona o componente curricular Atenção de Enfermagem no Cuidar do Adulto e Idoso II. A autora atuou por 12 anos na Clínica Cirúrgica e quatro anos na Clínica Médica do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde atualmente participa do Núcleo de Atenção às Pessoas com Feridas. Evanilda conta com passagem pela Facultad de Sociologia da Universidade Complutense de Madri, Espanha.

A obra é resultado do seu trabalho e amadurecimento profissional, na assistência, na pesquisa e na docência. O lançamento marca o início das atividades da Atualiza Editora, que chega ao mercado com o suporte dos 14 anos de experiência do Grupo Atualiza, especializado no ensino de pós-graduação na área de saúde.

Fonte: http://www.informesergipe.com.br/pagina.php?sec=11&&rec=26511

Entre em na página do Enfermagem a Distância (www.enfermagemadistancia.com.br) e confira nosso curso sobre: Atualização em Tratamento de Feridas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Não à violência contra mulher


A violência contra a mulher é um dos fenômenos sócias mais absurdos e inaceitáveis.

É uma tática consciente para obter poder e controle sobre a mulher.
Quando acontece em ambiente familiar é uma fonte de medo, dano físico e psicológico à mulher e também às crianças, incluindo todos tipos de ameaças e privação de liberdade.

No Brasil, há mais de três décadas, as mulheres denunciam e tentam dar visibilidade a essa situação. Neste período o país participou de várias convenções e assinou diversos tratados em prol da redução da violência doméstica e de gênero. Este ano o Governo Federal lançou um Plano Nacional de Prevenção e Redução da Violência Doméstica e de Gênero. Porém, todas estas iniciativas ainda não tem desencadeado um processo de mudança que de fato supere a violência contra a mulher.

É fato que, em nosso contexto de tantas contradições sócio-econômicas, as mulheres são vítimas de violência tanto quanto os homens. Mas a situação das mulheres é ainda agravada pela violência sexista.

Em nosso país grande número de mulheres vive em situação de violência física e psicológica (63% das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência) e, especialmente, a violência doméstica (75% dos casos de violência contra a mulheres e crianças acontecem no âmbito familiar). A casa, espaço da família, antes considerada lugar de proteção passa a ser um local de risco para as mulheres e crianças. O alto índice de conflitos doméstico já destruiu o mito do "lar, doce lar". As expressões mais terríveis da violência contra a mulher estão situadas na casa que já foi o espaço de maior proteção e abrigo.

Hoje, 25 de novembro, é o dia internacional de luta contra violência à mulher e o EAD - Enfermagem a Distância (www.enfermagemadistancia.com.br) apoia essa luta!



Doe Sangue, Doe Vida!


A doação de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador de sangue.

Em 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Doação de sangue é um ato de solidariedade. Este é um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas. Tem sempre alguém esperando sua doação. Basta procurar o hemocentro mais próximo e se tornar um doador. Faça parte dessa corrente.
  
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, seja um doador!

Um grande ato apoiado e incentivado pelo EAD – Enfermagem a Distância (www.enfermagemadistancia.com.br).

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Consumo de frutose pode aumentar as chances de diabetes


As pessoas que lutam para controlar o diabetes ou querem se prevenir da doença devem se preocupar com um inimigo pouco comentado: a frutose. A presença desse açucar em quantidades maciças na alimentação ocidental certamente faz parte dos principais fatores que contribuem para os aumentos dos casos de diabetes que vemos nas últimas décadas. O pior é que poucos sabem quais alimentos contém frutose.

O açúcar de mesa é 50% frutose e 50% glicose, sendo que os dois açúcares são metabolizados de forma diferente pelo nosso corpo. Praticamente todas as células do seu corpo são designadas para usar glicose como energia, especialmente as células cerebrais. Já a frutose é degrada em uma variedade de toxinas que podem promover efeitos devastadores na saúde, como:

- não estimula o aumento da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade.
- aumenta os níveis de insulina e triglicérides no sangue, o que causará alteração na comunicação entre leptina e o hipotálamo, havendo então predisposição para comer mais.
- frutose não suprime Ghrelina, como o açúcar faz. Ghrelina é o hormônio da fome, fazendo com que se consumam mais alimentos.

Como todos esses fatores aumentam a tendência de ganho de peso, que está diretamente ligado ao maior risco de diabetes, podemos afirmar que o consumo de frutose está ligado com a doença.

Portanto limite o consumo de frutose, e isso inclui alimentos refinados, refrigerantes e frutas. Nesse último grupo, no entanto, é importante lembrar que o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sucos de laranja ou grapefruit, por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de vitamina. Do outro lado da tabela encontramos os sucos de pera e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C. 


O EAD - Enfermagem a Distancia (www.enfermagemadistancia.com.br) buscou essa matéria em: http://www.enfermagemesaude.com.br/noticias/5443/consumo-de-frutose-pode-aumentar-as-chances-de-diabetes 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia do Combate ao Câncer Infantil: 23 de Novembro


Conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil é a intenção do Departamento de Pediatria do Hospital de Câncer em Barretos.

Hoje (23), às 11h na construção do Hospital de Câncer Infantil a equipe multi profissional da pediatria composta por médicos, enfermagem, assistente social, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, dentista, educador, brinquedista e duas crianças em tratamento irão receber a imprensa de Barretos e Região para o evento que marcará a data.

Dr Luiz Fernando Lopes, médico coordenador do departamento irá abordar questões relacionadas ao diagnóstico precoce. Dra Erica Boldrini falará sobre a situação do câncer infantil em Barretos e Região.

A ação se encerrará com as crianças plantando uma árvore, a primeira árvore do Hospital de Câncer Infantil de Barretos.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sorocaba apresenta cirurgia inédita no país


Na quinta-feira (17)  cerca de 300 especialistas do Brasil e do exterior  estiveram reunidos no Centro Administrativo do Grupo BOS para um grande intercâmbio de novas tecnologias.

Durante três dias do Sinbos (Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba) foi apresentada uma tecnologia inédita para o combate da presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, um mal que atinge a população acima de 40 anos. A partir da divulgação em Sorocaba, a nova cirurgia deve ganhar o resto do país.

O encontro de grandes especialistas da oftalmologia discutindo procedimentos consolida  a cidade como referência em técnicas pioneiras no tratamento e cuidados com a visão.

“Queremos mostrar o trabalho importante que é realizado aqui no BOS, em relação ao ensino e à tecnologia”, diz o superintendente do grupo BOS, Edil Vidal de Souza.

“Este evento  é um dos mais importantes, se não o mais, sobre córnea na América Latina. O BOS costuma sair na frente no emprego destas novas técnicas”, explica o oftalmologista Leon Grupenmacher, um dos coordenadores do Sinbos.

Não se trata de uma nova técnica experimental para tratar a presbiopia. Na verdade, ela já pode ser aplicada após a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que ocorreu em setembro deste ano.  Na Europa ela já é bastante difundida e suas vantagens têm merecido o reconhecimento da classe médica.

Neste tratamento é implantada uma lente muita fina, de 25 micras (equivalente à espessura de uma folha de celofane), no meio da córnea, para corrigir a distorção provocada por seu enrijecimento.   

“Antes, apenas quem tinha hipermetropia podia ser submetido à cirurgia. Agora também serve para quem tem miopia. Outra vantagem é que esta lente pode ser removida ou trocada a qualquer momento, de acordo com a necessidade do paciente”, diz Grupenmacher,  informando que ela é fabricada nos Estados Unidos e se chama Presbia.

Até então, a correção da presbiopia era feita com óculos ou mesmo cirurgia, sem garantir 100% de eficácia.

O proprietário da empresa que fabrica a Presbia também esteve em Sorocaba para acompanhar a cirurgia, transmitida ao vivo para a plateia do simpósio internacional.

Comemorativo/ O  Sinbos é bianual e realizado há dez anos,  geralmente no mês do aniversário da entidade. Em novembro, o BOS completou 16 anos.

O evento reuniu  renomados especialistas da oftalmologia mundial como Perry Binder e Yaron Rabinowitz, dos Estados Unidos; Massimo Busin, da Itália; Gustavo Tamayo, Colômbia e Maria João Quadrado, de Portugal.

De forma paralela ao simpósio foram realizados cursos complementares sobre banco de olhos, gestão de qualidade e auxiliar de enfermagem em oftalmologia.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Beber bastante água faz mesmo bem à saúde




O antigo adágio que recomenda beber oito copos de água por dia para garantir a saúde do organismo é considerado um mito por muitos.

Porém, pesquisas realizadas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda mesmo a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo. No ano passado, dois grandes estudos encontraram um menor risco de problemas renais em longo prazo entre as pessoas que bebem mais água e outros líquidos diariamente.

Em um relatório publicado na revista Nephrology de março, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e de outras instituições acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos. Aquelas que bebiam mais líquidos – cerca de três litros por dia – demonstraram ter um ''risco significativamente mais baixo’' de doença renal crônica do que aquelas que bebiam menos.

Além disso, em um estudo publicado no mês passado no The Clinical Journal of the American Society of Nephrology, cientistas canadenses acompanharam 2.148 homens e mulheres saudáveis, com idade média de 46 anos, durante sete anos. Eles observaram os marcadores da função e da saúde renal e utilizaram o volume de urina para determinar a quantidade de líquidos que os indivíduos bebiam diariamente. Após controlar fatores como o diabetes, o fumo, medicamentos e outros, eles descobriram que aqueles que tinham maior volume de urina – em outras palavras, aqueles que beberam mais líquidos – eram menos suscetíveis ao declínio da função renal.

De acordo com os autores, os resultados não incentivam a ingestão de ''quantidades abusivas de líquidos’', que podem causar efeitos colaterais. Mas fornecem evidências de que aumentar moderadamente a ingestão de líquidos, para mais de dois litros por dia, ''pode de fato trazer benefícios ao rim’'.

''Acredite você ou não, agora parecer haver provas de que o 'mito’ segundo o qual beber oito copos grandes de líquido por dia faz bem aos rins se sustenta’', disse o Dr. William Clark, um dos autores do estudo e nefrologista no Centro de Ciências da Saúde de London, em Ontário.

Conclusão Um aumento moderado de ingestão de líquidos pode proteger os rins.


Fonte: New York Times News Service

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Empreender em enfermagem


Os finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho (UMinho) assistiram, ontem, ao seminário ‘Empreender em Enfermagem - Qual a Realidade?’, organizado no âmbito da unidade curricular ‘Gestão em Enfermagem’.

Luísa Sousa, enfermeira especialista em reabilitação e funcionária da empresa de Serviços de Enfermagem Privada 24 horas - ‘SEPRI 24’, e Fátima Monteiro, enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica e fundadora da empresa ‘Mimo Natura’, foram convidadas a partilhar os seus testemunhos de vida enquanto empreendedoras, contribuindo, respectivamente, para a formação dos futuros enfermeiros nas áreas do intra-empreendedorismo e do criação de um negócio de raiz.

Analisa Candeias, docente da disciplina e responsável pelas temáticas de gestão estratégica e empreendedorismo na ESE, sublinha que “é urgente pensar em novas formas de trabalho na área da enfermagem”, saindo da esfera do trabalho tradicional do hospital, centros de saúde ou cuidados de saúde primários.

“Queremos levar os nossos alunos a fazer coisas novas na comunidade e a empreender na parte dos cuidados”, refere a responsável, acrescentando que a ESE procura capacitá-los com as ferramentas básicas “para pensarem de uma maneira inovadora e criativa”, impulsionando o pensamento crítico e a tomada de decisão.

Considerando que a enfermagem constitui uma profissão que se adapta de forma excelente à globalização e às novas formas de trabalho, a docente realça que “é necessário que o enfermeiro possua competências diagnósticas no que se refere à identificação de novas oportunidades”, desenvolvendo, também, a sua capacidade criativa.

Surgindo dentro da prática de cuidados, o empreendedorismo em enfermagem não se limita à ideia de negócio. “A pessoa deve ser o centro da sua atenção e, como tal, o enfermeiro empreendedor não deverá esquecer um dos seus principais alvos de atenção enquanto cuidador”, conclui.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson no país


O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país. A produção nacional do remédio, apontado como a primeira escolha no tratamento da doença, será feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Acordo assinado hoje (3), no Rio de Janeiro, deu início à transferência da tecnologia para a produção do remédio que será repassada pelo laboratório alemão Boehringer Ingelheim a técnicos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

O Farmanguinhos é a unidade técnico-científica da Fiocruz considerada o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. A partir de 2015, a Fiocruz passa a responder por 50% do pramipexol produzido e consumido no país. “[O pramipexol] é, hoje, o principal tratamento [para o mal de Parkison] e, para nós, do ponto de vista da produção, tem ainda uma atração tecnológica: com nosso aprendizado, essa tecnologia vai permitir que Farmanguinhos incorpore outros medicamentos relacionados aos males do sistema nervoso central no futuro”, explicou o diretor do Instituto Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva

Em 2017, toda a produção do medicamento consumido pelos brasileiros será nacional. A nacionalização da tecnologia do medicamento significa economia e maior controle sobre a demanda. Anualmente, são gastos cerca de R$ 40 milhões na aquisição desse remédio no mercado internacional para a distribuição em toda a rede pública de saúde brasileira.

“Tem o lado da soberania do país, enquanto fornecedor de um medicamento importante. E também possibilita a ampliação de acesso porque você reduz custo. A parceria permitirá uma redução de aproximadamente 5% do valor dispendido hoje pelo Ministério da Saúde, que poderá ampliar o acesso”, acrescentou Silva.

O pramipexol é um dos medicamentos mais usados no tratamento do mal de Parkinson, doença que afeta quase 200 mil brasileiros com mais de 60 anos, segundo estimativas da Associação Brasil Parkinson. O medicamento age como a dopamina (neurotransmissor cuja produção decai no doente de Parkinson pela morte dos neurônios que o produzem) e vem apresentando bons resultados, segundo especialistas, tanto na fase avançada, associado a outras substâncias, quanto na fase inicial do tratamento, protegendo o cérebro contra algumas complicações tardias do tratamento com levodopa ou retardando o aparecimento dessas complicações.

O mal de Parkison é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que atinge, principalmente, a população idosa, provocando tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e afetando o equilíbrio físico do doente. A doença também pode provocar problemas de sono, depressão e dificuldades da fala.



Fonte: Correio Braziliense