terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coren-SP: Simpósio discute segurança do paciente


Dados do Conselho Regional de e Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) apontam que entre 2005 e 2010 foram notificados 980 casos envolvendo erros de profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). Só em 2010, 250 casos chegaram ao conselho, envolvendo 32 instituições de saúde. Dos casos notificados, 20 resultaram em danos definitivos e óbito. Parte desses casos tem como fundo a falta de conhecimento dos profissionais.

O 1° Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí, promovido pelo Unianchieta, iniciado ontem, tem como objetivo difundir novos conhecimentos e reavaliar os procedimentos já difundidos para melhorar e garantir a segurança do paciente. O Coren-SP não tem dados estratificados sobre erros de enfermagem na região de Jundiaí, segundo a assessoria de imprensa do órgão.

De acordo com a enfermeira e docente do curso de enfermagem do Unianchieta, Silvia Oyama, as causas para os erros são variadas. "Foi identificada falta de qualidade na formação de profissionais, mas esse não é o único fator. Há instituições que não oferecem condições adequadas de trabalho. E essa realidade não é só do interior, mas também da capital", analisa.

A professora ainda lembra que a falta de conhecimento do profissional não pode ser colocada apenas como culpa da instituição formadora. Para ela, o profissional precisa se dedicar e buscar conhecimento em cursos e aperfeiçoamento constante. "O simpósio vem para discutir novas formas de atendimento e ressaltar as boas práticas." O tema deste ano é 'Assistência de Enfermagem Segura: experiências e desafios'.

Programação - O evento, que se estende até sexta-feira (de segunda a quinta-feira para o período noturno e de terça a sexta-feira para o período matutino), é realizado no auditório do Unianchieta, no câmpus Anhanguera. A participação custa R$ 50 e é aberta para a população. A expectativa da organização é de que 700 pessoas compareçam por período do evento.

Entre os assuntos que serão debatidos no simpósio estão: "Cirurgia segura: responsabilidade do enfermeiro" (enfermeira especialista Aparecida de Souza, Hospital Unimed/Jundiaí); "Ética e legislação na segurança do paciente" (enfermeira conselheira e membro da diretoria do Coren-SP, Josiane Ferrari), "Segurança nutricional no ambiente hospitalar" (Bianca Buani, médica nutróloga HCSVP, HPS e Grupo Sobam); "Segurança na assistência à saúde da Mulher" (profª drª Daniela de Lima Rodrigues, coordenadora de pós-graduação da Uninove); "Síndrome de Burnout e segurança do paciente" (profª MS. e doutoranda da Escola de Enfermagem da USP, Rafaela Andolhe) e "Acreditação hospitalar; garantia de segurança e qualidade da assistência" (Wania Márcia F. Silva, avaliadora da ONA e gerente de enfermagem e de qualidade do Grupo Sobam).

LUCIANA MÜLLER
Fonte: 
Jornal de Jundiaí

0 comentários:

Postar um comentário